About this blog

Somos de um tempo de ida, de conquista de espaço, de abertura de mente. Mas é fato que a maturidade chega de mansinho num tempo de volta, volta à verdade bíblica, volta à verdadeira feminilidade que retorna pra casa, onde se formam os valores e as virtudes.

Que possamos ter uma boa viagem!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Criação de filhos: nossa tarefa principal

Criando Crianças que Confiam em Deus

John Piper
Tradução: Nayara Andrejczyk
Revisão: Felipe Sabino

"Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as
maravilhas que fez. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pós uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus." Salmo 78:1-8 


Qual é o nosso chamado como pais e Igreja?

O que prepara o palco para o mandato dessa tutela. O que Deus requer de nós? Qual é o nosso chamado como pais e como comunidade de cristãos para com os nossos filhos?
A razão pela qual podemos ir ao livro dos Salmos para a resposta é que há coincidência suficiente entre o Antigo e o Novo Pacto, que as mesmas coisas cruciais são requeridas em ambos. Assim, deixe-nos sumarizar o propósito de Deus para os pais e para a igreja a partir de Salmos 78:4-7.

Há seis estágios em nosso chamado que vejo nesses versículos:

1. A Preeminência e Centralidade de Deus
Ele começa primeiro com Deus.

Versículo 4b: “Contaremos as gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito.”
Toda criação de filhos e educação cristã começa com Deus. Há uma realidade última e imutável, a saber, Deus. Tudo o mais em criação e educação de filhos procede dele. Tudo o mais é para ele. Ele é o princípio, o fim e o centro da criação e educação. Ele é a coisa principal em como você educa, ensina e disciplina as crianças. Tudo começa com Deus e é erigido sobre Deus, e tudo deve ser moldado por ele. Se há uma memória que nossos filhos devem ter das nossas famílias e nossa igreja é esta: devem lembrar-se de Deus. Deus era o primeiro. Deus era o centro. Havia uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas.

2. Um Depósito Fixo da Verdade de Deus
O segundo estágio em nosso chamado como pais e como uma comunidade do pacto é que há um depósito fixo da verdade de Deus no mundo.

Versículo 5: “Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel.”
Deus tem testificado e ensinado. A palavra hebraica traduzida como “lei” (Torah) significa “ensino”. Deus tem testificado e ensinado. E nós temos esse testemunho e ensino num livro, a Bíblia. A Bíblia é a forma que Deus, a realidade última e importantíssima, revela-se a nós com clareza e autoridade hoje. Se Deus é mais importante que qualquer outra coisa, então a Bíblia é mais importante que tudo além de Deus. As implicações disso para a criação
de filhos e tutela do Novo Pacto são espantosas.

2.a. Significa que a Bíblia será o sol no sistema solar de tudo o que ensinamos aos nossos filhos. Não será um entre muitos livros. Será o livro central, que a tudo permeia. Os outros livros são planetas escuros; a Bíblia é o sol que emana luz. Todos os outros livros serão lidos à luz deste livro. Todos os livros serão julgados por este livro. Todos os livros encontrarão sentido na cosmovisão construída por este livro. O que significa que este livro deve ser conhecido primeiro e conhecido melhor que todos os outros livros. 5

2.b.A segunda coisa que significa para nós o fato de Deus ter testificado e ensinado num livro é que há um depósito fixo da verdade a ser passado a cada geração. Paulo diz a Timóteo para “guardar o bom depósito que tinha sido confiado” a ele (2 Timóteo 1:14). Esta é a tarefa dos pais, bem como da comunidade pactual como um todo: guardar o depósito sagrado. Preservá-lo e transmiti-lo a cada geração.

3. Ensinando
O terceiro estágio no nosso chamado como pais e comunidade é o ensino.

Versículo 5: “Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos”.
Somos ordenados a ensinar o testemunho de Deus aos nossos filhos. Não é suficiente preservar o depósito da verdade num livro, e falar para eles que está lá. Somos ordenados a ensinar. Efésios 6:4 diz: “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e instrução do Senhor”! Instrução! Devemos instruí-los no testemunho e ensino de Deus.
Aqui está uma enorme implicação educacional: visto que o testemunho e a instrução de Deus estão num livro, isso significa que iremos trabalhar para ensinar nossos filhos a ler. De fato, entre “leitura, dissertação e aritmética”, a
eitura será de suprema importância. E a leitura não é algo simples: inclui reconhecimento de idéias que são conectadas a símbolos. Inclui compreensão de como tais idéias se encaixam na mente de um autor para criar uma mensagem. Inclui pensamento sobre se aquela mensagem é verdadeira ou não. Nunca cessamos de aprender a como ler. Há sempre oportunidade para melhoramento na forma como lemos. E o incentivo principal para crescer e
melhorar nossa leitura é que o infinitamente glorioso Deus, que fez todas as coisas e que nos ama e planeja o nosso futuro, testificou e ensinou num livro.

4. Crianças Aprendem e Entendem
O quarto estágio em nosso chamado como pais e igreja é que nossos filhos devem conhecer o testemunho e o ensino de Deus – conheça-o suficientemente bem para passar à próxima geração. Do nosso ensino vem o conhecimento deles.

Versículo 6: [Nós ensinamos] “para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos”.
Você poderia pensar que esse ponto é quase o mesmo que o anterior. Mas não é. Ensino não é o mesmo que aprendizado e conhecimento. E a distinção é importante por pelo menos duas razões.
Uma é que não podemos forçar os nossos filhos a aprender. Podemos ensinar. Mas não podemos fazer que eles entendam. Entendimento é uma coisa preciosa. O tipo de conhecimento que Deus tem em mente aqui é mais que mera memória ou conscientização mental crua. Entendimento é examinar a beleza real da verdade e abraçá-la pelo tesouro que é. Pais e igreja não podem fazer com que isso aconteça. Podemos fazer o nosso melhor colocando Deus no centro e amando, orando e ensinando. Mas no fim, há um abismo entre ensino e entendimento que só Deus pode fazer com que nossos filhos atravessem.
A outra razão para enfatizar a diferença entre nossa tarefa de ensinar e a responsabilidade deles de entender é que o restante do propósito de Deus para os nossos filhos origina-se a partir desse entendimento. Os dois estágios finais do nosso chamado são fruto desse estágio de entendimento.

5. Filhos Colocam a Confiança Deles em Deus
Então, o quinto estágio em nosso chamado é que nossos filhos coloquem sua confiança em Deus.

Versículo 7: “Para que pusessem em Deus a sua esperança”.
Deus testificou e ensinou que haveria um depósito de verdade confiável, o qual poderíamos ensinar aos nossos filhos para que eles conheçam e abracem – por quê? Para que possam colocar a sua confiança em Deus.
O objetivo de toda educação verdadeira é aprofundar e alargar a confiança em Deus. Isso é o que impede que o aprendizado leve ao orgulho – ou deveria impedir. Todo aprendizado e conhecimento verdadeiro revelam que somos dependentes de Deus e devemos depender dele ou perecer.
Conhecimento que conduz à auto-suficiência ao invés de dependência em Deus, não é conhecimento verdadeiro, mas conhecimento defeituoso. É como um arqueologista que encontra um belo quadro antigo, mas esconde-o numa caixa trancada e viaja por toda parte fazendo conferências em quão brilhante ele foi ao descobri-lo; mas nunca o tirando para que todos o admirem, para que a beleza do tesouro original não diminua o seu empreendimento próprio em encontrá-lo.
O objetivo de todo conhecimento é ter confidência em Deus. Esperança em Deus. Confiança em Deus. Deus é o princípio e o fim de toda educação. Mas há um estágio final em nosso chamado como pais e igreja para com os nossos filhos.

6. Uma Vida de Obediência
Nossa confiança em Deus, firmada no conhecimento do testemunho e ensino de Deus, deve conduzir a uma vida de obediência.

Versículo 7: “Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos”.
Quando nossos filhos colocam a confiança em Deus, eles seguirão os mandamentos de Deus. A obediência externa não será conformidade legalista às pressões e expectativas externas. Será o fruto de confiança interna – não confiança própria, mas em Deus.
A razão da obediência externa a Deus ser o objetivo final da criação de filhos é porque ela externaliza a glória de Deus – e esta é a razão pela qual o universo foi criado. Estado interno de mente, não importa quão bom, não manifesta, revela ou exterioriza a dignidade de Deus. Mas quando nós e nossos filhos somos tão confiantes em Deus que prazerosamente obedecemos às demandas de Deus por amor e justiça, então a beleza, dignidade, sabedoria,
amor e justiça de Deus resplandecem no mundo. E esta é a razão pela qual o mundo foi criado – para que o conhecimento da glória de Deus encha a terra assim como as águas cobrem o mar (Habacuque 2:14).

Conclusão
Concluo com uma sugestão para a igreja de Jesus. Creio que uma implicação desse chamado sêxtuplo é um novo tipo de parceria entre igreja e pais.
Pais são os agentes primários de Deus nesse chamado. Mas nenhum pai pode fazer tudo isso sem a ajuda de outros. Por isso escolas existem e todos os outros esforços educacionais existem na igreja.
Pais precisam de...

Pais precisam de ajuda para manter viva uma visão teocêntrica da criação de filhos.
Pais precisam de uma profunda confiança em Deus.
Pais precisam de motivação para perseverar ano após ano.
Pais precisam de encorajamento quando tudo parece dar errado.
Pais precisam de um descanso de vez em quando.
Pais precisam de ajuda para reduzir o Livro de Deus em porções essenciais, transferíveis e de acordo com a idade das crianças.
Pais precisam de ajuda no ensino de assuntos e habilidades onde eles carecem de experiência e tempo.
Pais precisam de reforço comunitário da verdade e de padrões morais.
Pais precisam de soluções para problemas difíceis trazidos pelos filhos.
Pais precisam de amizade para compartilhar a sabedoria acumulada.
Pais precisam de correção quando outros podem ver que algo está errado, mas eles não.
Pais precisam de oração porque no final Deus é o Grande Professor.

Criação de filhos é a tarefa principal para os pais que estão sob a direção de Deus; mas Deus quer que essa criação aconteça numa comunidade do pacto (igreja) que ajude a suprir o que os pais necessitam. E ele quer, por outro lado, que os pais – e pessoas solteiras – sustentem e moldem o ministério da comunidade do pacto para com as crianças.

Pais e solteiros que ensinem,
Pais e solteiros que supervisionem,
Pais e solteiros que cantem,
Pais e solteiros que planejem e coloquem em prática atividades para as crianças,
Pais e solteiros que abram a porta de suas casas,
Pais e solteiros que sejam exemplo em tudo o que estamos almejando na missão educacional.

Oremos e trabalhemos juntos para que a próxima geração possa colocar a sua confiança em Deus!

Fonte: http://www.monergismo.net.br/

1 comentários:

Micheline Medeiros disse...

A Palavra lida alcança nossa alma e mente, enchendo-nos de gratidão...
Minha gratidão a Deus pela adoção em Cristo... Como há libertação quando estamos em cristo! Embora nunca tenha tido o privilégio de uma educação assim, o Senhor nos dá uma família, a igreja, na qual desfrutamos de todas essas preciosas bênçãos.
Minha gratidão a Deus pela igreja!!!
Minha gratidão a Deus pela dedicação de todos os professores que já me ensinaram a amar a Palavra, especialmente tia Jane, que desde cedo, incentivou-me também ao ensino!!!
Minha gratidão a Deus pelo Imago Dei, mais que uma escola, um ministério lindo que tanto tem me ajudado no ensino da Verdade ao meu filho!!!
Minha gratidão a Deus pelas irmãs que compartilham comigo do mesmo sonho, o de conduzir nossos filhos ao centro da vontade de Deus!!!
Minha gratidão a Deus pelo Espaço Infantil da nossa Igreja. Por todo empenho e dedicação de todos os professores e pela alegria que compartilham comigo quando vemos as vitórias pessoais do meu filho!!! Muito obrigada!!!
Minha gratidão a Deus por motivar a você, Vanusa, a levantar essa bandeira!!! Estamos juntas...

Postar um comentário