About this blog

Somos de um tempo de ida, de conquista de espaço, de abertura de mente. Mas é fato que a maturidade chega de mansinho num tempo de volta, volta à verdade bíblica, volta à verdadeira feminilidade que retorna pra casa, onde se formam os valores e as virtudes.

Que possamos ter uma boa viagem!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Intimidade é uma questão de atitude

O que você pensa quando ouve a palavra intimidade?

E intimidade conjugal?

Pesquisando o significado no dicionário podemos perceber que intimidade é a qualidade de ser intimo. E ser intimo é estar estreitamente ligado por afeição e confiança, numa relação de proximidade.

Nas Escrituras o Senhor nos revela que a formação da família esta pautada em uma relação de intimidade entre um homem e uma mulher. Pois quando deixamos pai e mãe e nos tornamos uma só carne, estamos vivenciando uma relação única de unidade, de completude (Gn 2.24).

As perguntas sempre surgem... Afinal, podemos dizer com toda sinceridade que estamos estreitamente ligadas por afeição e confiança aos nossos cônjuges? Temos desenvolvido com ele uma relação de intimidade?

Às vezes estas perguntas são tão difíceis de responder. Por isso no dia 23 de agosto as mulheres da nossa igreja (Igreja Cristã Eterna Aliança) estiveram reunidas para se estimularem a desenvolver atitudes que ajudassem a viver um relacionamento mais intimo com seus esposos. Foi uma benção e esperamos que esta benção se estenda até você!

Atitudes geradoras de intimidade conjugal:

1. Seja intercessora - Ninguém desenvolve relacionamento intimo sem oração, afinal é preciso estar ligado com Deus para viver tudo aquilo que Ele espera de nós no casamento. Precisamos da intervenção poderosa de Deus para viver este relacionamento tão precioso.

2. Seja amiga – Ninguém se liga afetivamente a alguém sem amor e amizade. E para desenvolvermos uma amizade precisamos: Aprender a nos comunicar, perdoar, resolver conflitos com sabedoria, dedicar tempo ao outro, etc.

3. Seja exortadora – Ver o melhor no outro, poder ser o canal para que ele desenvolva o melhor de si é uma atitude muito necessária. Ter uma palavra que edifique e que estimule é ser uma exortadora por excelência, e isso faz parte do nosso papel de auxiliadora idônea. É importante destacar que antes de aprender a arte de confrontar, precisamos desenvolver a arte de exortar, só então estaremos aptas para o confronto nas áreas mais criticas. Lembrem-se temos que estar sempre na torcida a favor!

4. Seja disponível – É preciso estar disponível para celebrar toda a alegria da intimidade do casamento na relação sexual. Não devemos privar um ao outro, pois o sexo além de fortalecer nossa intimidade, é o melhor antídoto contra a tentação (1Co 7.1-5). Em uma relação conjugal próxima e afetiva, o sexo deve ser como uma festa de comemoração, e é bem verdade que se não estamos desenvolvendo nas áreas anteriormente citadas fica difícil vivenciarmos toda a beleza e o deleite da união sexual.
       O importante, nesta área, é não cair na rotina. A dica é não esperar o desejo aparecer, mas estar sempre criando o clima para que o desejo seja sempre despertado.

Sabemos que nenhum casamento é perfeito, mas no que depender de nós devemos buscar desenvolver atitudes práticas que possam torná-lo agradável aos olhos do Senhor a cada dia. E acima de tudo precisamos da graça do Senhor, da sua misericórdia, da sua mão poderosa guiando nossas vidas, não só para dizer não às coisas que impedem a intimidade, mas para criar um ambiente em que a intimidade flua. Devemos buscar oportunidades diárias de amar nosso cônjuge com atenção criativa que diz: Você é mais importante pra mim que qualquer outra pessoa!

Que o Senhor nos ajude!

Vanusa Henriques



0 comentários:

Postar um comentário